Sobre descobrir o prazer de comer

Pode parecer besteira, mas diante das mensagens que nos são enviadas diariamente pelos meios de comunicação, a internet e até por pessoas do nosso entorno, às vezes esquecemos que faz bem comer sem preocupações com calorias, com o julgamento dos outros ou sem a pressão do terrorismo alimentar.

Leia mais
Kardashian e o vestido de Marylin: o perigo de glorificar o sacrifício físico

Essa não é a primeira vez que ela ou suas irmãs - e várias celebridades - falam de dietas e perda de peso como alternativas tranquilas e rápidas. Pelo contrário: é comum que façam propagandas de produtos que prometem reduzir medidas, inclusive inibindo o apetite.

Leia mais
Infância e relação com a alimentação

Quando falamos em alimentação na infância, geralmente surgem muitas regras. Por se tratar de uma fase importante do desenvolvimento do corpo (e também do emocional), dos primeiros contatos da criança com o mundo e seus vários elementos culturais, os pais ou tutores muitas vezes podem se sentir perdidos em relação às formas de agir com os pequenos.

Leia mais
Mentoria TAs

Acreditamos em uma abordagem da alimentação que perpassa pela conexão, pelo afeto e pela gentileza; olhando para a comida não só como fonte de energia e de nutrientes, mas também com as memórias e sentimentos que fazem parte dessa relação.

Leia mais
Os efeitos da urgência do contemporâneo na alimentação

Se alimentar pode deixar de ser um prazer para se tornar um fardo. Em busca de se adequar a padrões fabricados pela indústria e a publicidade, sem pensar, de fato, na saúde física ou mental, algumas pessoas se submetem a dietas restritivas e a comportamentos que podem se desenvolver em transtornos alimentares e emocionais.

Leia mais
A busca pela felicidade

Um grande problema que observamos hoje em dia é que a felicidade tem sido vendida como algo único, capaz de ser atingido apenas a partir de certas regras e padrões: seja possuir determinados bem materiais, posição social, um tipo específico de corpo, se comportar de uma certa maneira.

Leia mais
A relação entre os transtornos alimentares e saúde emocional

O nosso comer é influenciado por vários fatores e é construído - sim, por mais que não paremos muito para pensar sobre isso, nossos hábitos alimentares e gostos são resultados de experiências acumuladas e dos afetos (e traumas) associados à comida. Por isso, quando falamos em transtornos alimentares, não podemos dissociar a conversa da saúde emocional.

Leia mais