A edição brasileira do livro "Nutricionismo: a ciência e a política do aconselhamento nutricional" do cientista Gyorgy Scrinis, traz importantes reflexões sobre aprender a se alimentar de maneira intuitiva, sem lógicas de privações e "reducionismo", e como isso pode ser algo revolucionário e transformador.
Leia mais"Todos nós somos produtos da nossa infância". Esta é uma frase que representa um pouco da vida de crianças que lidam desde cedo com a gordofobia e a pressão estética desde a mais tenra idade.
Leia maisApesar de ser um comportamento nada saudável, aparece muitas vezes disfarçado de “dica de amiga”, numa mesa de restaurante. A turma do hiper saudável gosta de ser fiscal de comida alheia.
Leia maisMais do que se sentir "dono" ou "mestre" do próprio corpo e de seus desejos (mera ilusão, diga-se de passagem), o que trazemos nessa reflexão é a possibilidade de se construir uma relação saudável, amistosa e íntima com nós mesmos. E com liberdade - sem nóias, pressão e autocontrole.
Leia maisA compulsão alimentar não vem de uma fome física, mas de uma vontade incontrolável e inexplicável de comer. Geralmente está associada a quadros de ansiedade e depressão.
Leia maisÉ preciso acabar com a ideia de que os transtornos alimentares não são uma fantasia ou uma doença de "gênero" ou "classe". São barreiras reais e concretas capazes de atingir qualquer pessoa, mas que podem ser superados.
Leia mais"Quando você trata a sua vocação como sagrada, você verá toda a sua vida como sagrada - e as vidas de todos os outros também". Nunca nada fez tanto sentido na hora de resumir a minha profissão.
Leia maisA compulsão transforma tudo - ela lhe deixa cego, surdo e mudo. Você não nota, não escuta mais o que o seu corpo tem para dizer e claro, não pede ajuda.
Leia maisNão se trata de uma mera invenção ou exagero - é realmente a maneira como a pessoa se enxerga diante de seu próprio reflexo. Pelo menos 1,5% da população mundial sofre dessa condição - a maioria mulheres, pela maior pressão imposta pelos padrões de beleza.
Leia maisA fome emocional é a vontade de comer que surge a partir das nossas emoções. Geralmente, ela ocorre quando diferentes sentimentos nos aparece durante o dia e nos traz as variadas sensações e reações.
Leia maisA lógica é mais ou menos essa: "eu me sacrifiquei demais, agora é a hora da minha recompensa" Mas aí que tá: diante de toda essa restrição e disciplina, as pessoas acabam criando expectativas pra esse “dia do lixo”, e adquirem um comportamento compulsivo, que pode levar a transtornos alimentares bem complicados pra nossa saúde.
Leia maisNove para um. Essa é a proporção média dos casos de transtornos alimentares entre mulheres e homens. Temos a ligeira impressão de que homens nunca se preocupam com nada - diferentemente das mulheres - e que claramente não são afetados por problemas na relação com a alimentação.
Leia maisBioimpedância. Um exame simples, indolor, mas que muita gente teme fazer. As treze letras desta palavra são capazes de assustar qualquer pessoa ou pelo menos dar um friozinho na barriga de quem sabe que vai encará-la. Imagine só, uma máquina capaz de colocar em números, tudo o que o seu corpo é.
Leia maisÉ fato que o nosso hábito de comer não está 100% relacionado com a fome. Por isso, tomar remédios para reduzir o apetite não é recomendado pode trazer prejuízos para a saúde e, definitivamente, precisam ser banidos.
Leia maisÉ no processo de desacelerar na alimentação que o mindful eating surge e se apoia para tornar as refeições mais bem aproveitadas.
Leia maisO nosso corpo pode desenvolver algumas "manias" quando adotamos algumas práticas no nosso dia a dia, que passam longe de ser uma simples peculiaridade. A ruminação é um exemplo disso.
Leia maisAo procurar um nutricionista, muitas vezes as pessoas costumam esbarrar em um restricionista. Estas duas características podem ser encontradas em um mesmo profissional e há uma diferença entre eles.
Leia maisComer de um jeito equilibrado não é se isolar do mundo, muito pelo o contrário. É aprender a conviver com o alimento amigo, que lhe proporciona sorrisos, conversas, momentos. Criar um ambiente saudável na sua relação com a comida tem a ver com curtir cada momento que você estiver com ela.
Leia maisO ''Undieting'' é um movimento que prega o fim das dietas e do terrorismo alimentar, se lançando como um contraponto que busca equilíbrio, mudança gradual e transformação do paladar de forma menos radical e mais amigável entre corpo e mente.
Leia maisQuando pensamos no machismo, temos que lembrar que ele está presente de uma forma tão estrutural que afeta camadas que nem notamos dentro do nosso dia a dia.
Leia mais